28 de junho de 2016

Como preparar uma viagem para o exterior

Quantas pessoas não têm essa dúvida quando pensa em fazer uma viagem ao exterior, principalmente as pessoas que estão viajando pela primeira vez. 

Muitas vezes não temos ideia por onde devemos começar. E você acha que isso não aconteceu comigo ? Ah, sim !!!! Em minha primeira viagem ao exterior fiquei bem perdidinha!!! Na época não havia muitos conteúdos na internet, para dizer a verdade, não havia nada!!!! Minha viagem era para o Canadá para fazer um intercâmbio de 3 meses. Hoje podemos encontrar muitas informações, mas em 2001 não era assim!!!!!

Já em minha primeira viagem à Europa em 2010, eu continuava um pouco perdida, mas encontrei algumas informações importantes para começar a fazer minha programação. Acontece que não encontrei tudo que precisava e o que eu encontrava não estava no mesmo blog ou site. Tive muito trabalho para reunir todas as informações e mesmo assim não encontrei tudo que precisava. Muitas coisas também aprendi com a minha experiência depois de outras viagens.

Gostaria de mostrar a você como faço para programar minhas viagens não somente para o exterior, mas também para cidades dentro do Brasil.

Uma das primeiras coisas que faço é pesquisar através de blogs e/ou agências de viagens, por exemplo, alguns lugares que tenho interesse em visitar. Esse é o princípio de tudo.


Digo isso porque muitas vezes já quis viajar mas não fazia ideia para onde ir. Mas para que eu comece a pensar na cidade ou país que quero visitar tenho que levar em consideração alguns tópicos importantes :

- Quantos dias tenho disponível para viajar ?
Parece bobagem, mas muitas vezes esquecemos disso, a empolgação é tanta que as vezes queremos viajar para várias cidades em um curto espaço de tempo e isso acaba não funcionando. Dependendo dos dias que temos é preferível conhecer "bem" poucos lugares do que irmos em várias cidades e ficarmos cansados porque temos pouco tempo. 

Aí vem o outro tópico:

- Quantos lugares quero conhecer ?
Pela minha experiência o mais viável é fazer uma pesquisa de quais lugares queremos visitar e quantos dias temos. Isso não significa dividir o número de cidades por dias, pois há alguns países que podemos ficar menos dias que conhecemos quase todos os pontos turísticos. Outros países precisam de mais dias de visita.

- Quanto quero e poderei gastar em minha viagem ?
Pode parecer confuso, mas o que devemos fazer é uma pesquisa dos valores de alguns restaurantes da cidade/país que iremos visitar, assim temos um ideia de quanto iremos gastar nas refeições.

Faça também uma pesquisa dos valores do transporte público e dos pontos turísticos que você queira visitar.

Alguns ingressos você consegue comprar pela internet utilizando seu cartão de crédito, como por exemplo a compra do bilhete para subir na Torre Eiffel, assim como escrevi no post: Torre Eiffel sem filas.

Eu geralmente levo meu dinheiro em espécie e só faço compras com meu cartão de crédito se necessário. Dessa forma quando retornar de viagem não terei nenhuma conta a mais para pagar.

- Viajo com um tour ou por conta própria ?
Já viajei das duas formas e posso dizer que depende muito para onde você vai, se é tranquilo para se comunicar no idioma local, se você prefere um guia para auxiliá-lo ou prefere chegar por conta própria, tudo deve ser analisado.

Quando escolhi viajar com um tour o principal motivo foi porque eu queria visitar muitos países/cidades de uma vez. E assim não precisaria pegar trem ou avião para ir de uma cidade a outra, pois indo com um tour fazemos todas as viagens de ônibus. As vezes podemos ir até de avião de uma cidade para outra, mas mesmo assim é o tour que organiza tudo por nós. Não precisamos nos preocupar com nada. Para conhecer muitos países na Europa é cansativo ir por conta própria. E posso dizer que o valor que você paga indo por conta própria é praticamente a mesma coisa viajando por uma agência. Isso porque em muitos casos essas agências de turismo têm um bom desconto nos hotéis que elas trabalham e quando vamos por conta própria pagamos o valor normal do hotel.  

Minha dica é que você faça uma pesquisa de preço principalmente para a sua hospedagem e valores de trens e passagens aéreas para ir de um lugar para outro, e compare com o valor de um pacote de turismo em uma agência de viagens séria e confiável. 

- Qual estação do ano eu prefiro viajar ?
Então, eu já viajei nas quatro estações e eu adoro cada uma delas, mas sei que nem todo mundo é assim. Minha mãe por exemplo não gosta do inverno e só viaja no verão ou no máximo na primavera. Por isso analise a época de sua viagem, pois isso envolve qual roupa colocar na mala ou por exemplo os pontos turísticos que você poderá visitar.

É bom lembrar que na época do frio os dias são curtos, ou seja, escurece mais cedo. Nos meses quentes os dias são longos. Em Madrid por exemplo, a noite chega por volta das 21h.
  
Para complementar esse post recomendo a leitura das publicações: 




Madrid - Série primeiro tour pela Europa - Dia 1



Siga o Histórias para Viajar nas redes sociais:


        


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...