6 de janeiro de 2017

Roteiro de 6 dias para Portugal - Dia 3

O nosso terceiro dia em Portugal foi muito bem planejado. Acordamos cedinho, tomamos café e fomos direto para a estação.... onde iríamos pegar um ônibus para a abençoada cidade de Fátima.

Chegamos na estação de metrô Jardim Zoológico e seguimos a pé para a Rodoviária Sete Rios. Fomos até o guichê e compramos nossos bilhetes de ida e volta (Lisboa/Fátima - Fátima/Lisboa). Na época eu paguei 10,35 euros por trajeto/pessoa.

Pegamos o ônibus pela Rede Expressos rumo à Fátima. O percurso levou 1h30.

A rodoviária em Fátima fica bem pertinho do centro da cidade. E o centro da cidade fica também muito próximo do Santuário de Fátima.

Fomos caminhando até o Santuário. Super fácil de encontrar. Seguimos as placas e logo estávamos lá.

Quando vi o Santuário de Fátima achei tão bonito!!!! Apesar de ter visto muitas fotos na internet achei o lugar diferente...

O Santuário de Fátima é um dos mais importantes do mundo especialmente porque em 1917 os três pastorinhos - Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia dos Santos presenciaram seis aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro.

Da esquerda para a direita - Jacinta, Lúcia e Francisco

Caminhamos por todo o pátio e subimos as escadas para entrarmos na bela e abençoada igreja.

Lá dentro a igreja tem a sua beleza e ao mesmo tempo uma simplicidade que cativa. É lá também que estão os túmulos dos três pastorinhos.

Depois que minha mãe, minha irmã e eu rezamos um pouco saímos da igreja, descemos as escadas e fomos em direção à Capelinha das Aparições

A Capelinha fica bem no meio do pátio entre o Santuário de Fátima e a Basílica da Santíssima Trindade (a igreja nova que fica do lado oposto ao Santuário).

Foi nessa Capelinha que Nossa Senhora falou aos pastorinhos. Das seis aparições cinco aconteceram nesse local. O lugar é muito abençoado....

Depois da Capelinha não poderíamos deixar de ir até à Basílica da Santíssima Trindade

Caminhamos por todo o pátio até chegarmos ao quarto maior templo católico do mundo. A Basílica foi inaugurada no ano de 2007.

O dia estava super quente então paramos um pouco nos bancos da lateral do pátio para descansarmos um pouco e "pegarmos" uma sombrinha.

A essa hora já estávamos ficando com fome, então depois que visitamos a Basílica da Santíssima Trindade caminhamos até o centrinho da cidade para irmos a um restaurante.

Passamos em frente ao Restaurante Santa Cruz e achamos que seria um ótimo restaurante para almoçarmos.

Olhamos o cardápio e optamos pelo filé de pescado. O prato acompanhava arroz com batata frita. Cada prato custou um pouco mais de 8 euros.

Gostamos muito do nosso almoço e depois que saímos do restaurante tomamos um sorvete na praça e entramos também nas várias lojas de souvenirs do centro. E tenho que dizer que umas das coisas que mais gostei na cidade foi da simpatia dos moradores de Fátima. Todas as lojas que entrávamos éramos muito bem recebidas!!!!!

A saída do nosso ônibus estava marcada para às 18h. Fomos andando até a rodoviária e esperamos o horário para voltarmos a Lisboa.

Uma dica que gostaria de dar a você antes de terminar esse post é: se você tiver um tempo a mais disponível quando visitar a cidade de Fátima visite também a casa onde os três pastorinhos moravam. Nós não fomos até lá, mas com certeza em uma próxima vez iremos. Pelo o que eu pesquisei há um trenzinho perto do Santuário de Fátima que leva os turistas para conhecer alguns lugares históricos da cidade, incluindo Aljustrel, lugar onde moravam os pastorinhos. Essas informações eu verifiquei no blog Aventuras da Aldi

No próximo post vou contar como foi meu dia em uma região super moderna de Lisboa. Até lá!!!!