13 de julho de 2015

Como solicitar o novo passaporte brasileiro

Na postagem de 17 de dezembro de 2014, Novidades do Passaporte Brasileiro,  escrevi a respeito da mudança do novo passaporte brasileiro que aconteceria em 2015.


Passaporte novo


Passaporte antigo

De fato essa mudança aconteceu no começo do mês de julho/2015. Agora a validade do passaporte brasileiro passa a ser de 10 anos e não de 5 anos como era antes. Além disso os itens de segurança foram reforçados, a capa possui um novo visual e a taxa para a solicitação teve um reajuste. O novo passaporte brasileiro está custando R$ 257,25.

É muito importante dizer que alguns países exigem que o passaporte do turista tenha uma validade superior a 6 meses do seu vencimento.

Vou dar um exemplo do meu próprio passaporte: A data de validade do meu passaporte é dezembro/2015. Supostamente eu poderia viajar até essa data sem nenhum problema. Acontece que se eu quiser ir para a França por exemplo esse mês de julho, faltando 5 meses para o vencimento do meu passaporte, eu não poderia embarcar. A data limite para eu embarcar para a Europa seria até junho/2015, ou seja, 6 meses antes do vencimento do passaporte.

A minha sugestão é que você não deixe chegar na data limite do vencimento do seu passaporte para renová-lo. Faça isso antes dos 6 meses do vencimento, mesmo que você não tenha viagem marcada. Afinal, pode aparecer uma oportunidade para você viajar e nada como ter a documentação prontinha para o embarque!!!

Se você está pretendendo ir aos países do Mercosul (que permite você viajar apenas com a sua identidade) fique atento: Sua identidade não poderá ter data de expedição superior a 10 anos. Caso ao contrário, na hora do check in você será barrado. 

Apesar de ter um posto do Poupa Tempo no Aeroporto Internacional de São Paulo para que você possa tirar um RG provisório (caso comprove a sua viagem) não deixe isso acontecer.

Antes de sua viagem faça um agendamento no site do Poupa Tempo para atualizar o seu documento de identidade. 

Bom, mas se você vai fazer uma viagem para outros países fora do Mercosul e precisa solicitar seu passaporte veja o que será necessário:

1) Entre no site da Polícia Federal;

2) Escolha a primeira opção: "Requerer Passaporte";

3) Na próxima página clique em "Documentação necessária", depois em "Passaporte Comum (para brasileiros)" para saber qual a documentação necessária para você levar no dia que for à Polícia Federal para a realização do passaporte;

4) Volte para a página principal (Requerer Passaporte) e clique em "Solicitação de passaporte" e "Nova solicitação";

5) Irá abrir uma nova página para você preencher os seus dados. Primeiro será os dados pessoais. Ao preencher clique em "próximo" para preencher os dados de documentação, clique em "próximo" novamente. Você deverá preencher os dados complementares, que é o seu endereço. Clique em próximo. Por último você irá preencher o local de atendimento que irá solicitar o seu passaporte; Depois é só clicar em "enviar";

6) Assim irá gerar o seu boleto com o valor da taxa do passaporte que poderá ser pago em qualquer agência bancária;

7) Somente após o pagamento da taxa você poderá voltar ao site da Polícia Federal e clicar na opção 7 "Agendar Atendimento" para agendar o local e a data que você deverá comparecer para a realização do seu passaporte.

Ah, a foto para o passaporte será tirada no dia que você for à Polícia Federal. Capriche!!! Afinal, o passaporte é o nosso documento mais importante!!!! 

Prontinho, com o passaporte em mãos você poderá programar sua próxima viagem!!!!


Para saber quais os países que os brasileiros precisam de visto, acesse o post: Quais são os países que exigem visto para brasileiros.

Siga o Histórias para Viajar nas redes sociais:

        


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...