2 de outubro de 2012

VIAJANDO COM SEGURANÇA

Ah... viajar é muito bom. E para aproveitar tudo ao máximo, não podemos esquecer de alguns itens fundamentais: nossa segurança e conforto. 

A melhor maneira de se conhecer uma cidade é caminhando. Os meios de transporte como o ônibus, bonde e metrô também podem ser muito interessantes, facilitando a exploração de regiões diversas em um mesmo dia. 

Ônibus de Londres

Bonde de Lisboa


Seja qual for o seu perfil de viajante, é fundamental ficar bem atento com relação aos seus pertences. As dicas abaixo o ajudarão a proteger seus bens, para garantir uma viagem sem dores de cabeça.

- Ao fazer as malas, feche-as com cadeados e não esqueça de colocar a identificação com seus dados pessoais, como nome completo, telefone para contato com o código da cidade/país e local de destino. As etiquetas para malas podem ser ofertadas pelas agências de viagens ou compradas em lojas que vendem malas. Em viagens internacionais pode valer a pena plastificar as bagagens que serão despachadas. Ao optar por este serviço sua mala também ganha um selo de garantia, oferecendo reembolso em caso de problemas com a bagagem. Leve alguns cadeados extras.

Serviço para plastificar a mala
  
- Os itens de maior valor, bem como equipamentos como leptops, filmadoras e câmeras, devem ser levados na bagagem de mão. Se você viaja sozinho utilize “o porta cédulas” que são bolsas/pochetes para serem colocadas junto ao corpo, para guardar dinheiro e cartões com segurança.


- Ao transportar suas malas, nas rodoviárias, aeroportos, trem, táxi e recepção de hotéis nunca se descuide de seus pertences, nem por um instante.

- Para chegar aos locais de hospedagem, procure informar-se com antecedência sobre o meio de transporte que pretende utilizar. Alguns hotéis dispõem de um serviço próprio de translado a preços razoáveis. Se optar pelo táxi, verifique se o mesmo está credenciado aos aeroportos por exemplo.

Em alguns países o aeroporto está integrado às linhas de metrô, é o caso de Madrid, na Espanha e em Lisboa, Portugal

Aeroporto de Madrid

Há também ônibus especiais que permitem o transporte de bagagens. Mas estes meios somente são interessantes se você carrega pouca bagagem, pois de outro modo pode ser cansativo.

Ônibus que sai do aeroporto Orly e vai para o centro de Paris


- Em seu local de hospedagem, verifique uma forma segura para guardar seus objetos de valor. Em viagem ao exterior, guarde bem seu passaporte - dependendo do passeio não é necessário levá-lo para cima e para baixo. Uma dica é tirar uma cópia colorida contendo sua identificação e levá-la na carteira, bolsa ou mochila. E caso necessite sair com o passaporte, deixe a cópia na mala, pois em caso de perda, o número de identificação pode facilitar sua comunicação junto ao consulado. Igualmente interessante é tirar uma cópia dos cartões e outros documentos importantes. Guarde bem as quantias em dinheiro, cartões, travels cheques. Não se esqueça ainda de guardar o tablet, notebook , câmeras fotográficas e filmadoras. Alguns hotéis oferecem cofres nos quartos ou na recepção. Mas, você também pode colocar em sua mala cadeados com segredos, guardando todos os pertences valiosos lá dentro. O cadeado de segredo é interessante, pois não necessitamos carregar as chaves, que por serem tão pequenas são fáceis de perder.

- Se você gosta de caminhar por diversos lugares e como todo bom turista não perde uma foto, o mais indicado é levar uma mochila. Existem modelos bem modernos e de tamanhos e cores bem variados, que combinam com todo tipo de estilo. O interessante de se utilizar a mochila é que os braços podem ficar livres, distribuindo bem o peso do que é carregado. Para garantir o conforto o ideal é que seja uma mochila mais compacta. Ela deve ser resistente e impermeável. Nas mochilas pode-se levar uma garrafa de água, equipamentos de foto e filmagem, pilhas e outros acessórios, carteira e até guarda chuva (dependendo da cidade e época do ano, você pode precisar!). Leve também um álcool gel para higienizar as mãos se necessário e lenço de papel para o caso de encontrar um toalete sem papel higiênico. Mas tenha cuidado! Para que a mochila seja mesmo a melhor opção, utilize um cadeado com segredo.



Todo viajante empolgado com as maravilhas do lugar acaba se distraindo, podendo tornar-se alvo fácil dos mal intencionados. Na maioria dos países, o turista é vítima de furto (e não roubo), um minuto de distração é o que os oportunistas esperam para levar seus pertences que você só dará falta horas depois.

- Oriente-se através de sites, blogs e guias de viagem, ou converse com um guia turístico sobre os locais a evitar, seja por cidade ou determinada hora do dia. Por exemplo, em Paris, o Marais, é uma região que se deve evitar passear a noite sozinho.

- Na recepção dos hotéis e albergues é possível encontrar mapas gratuitos da cidade, o que pode ser muito útil. Também solicite um cartão do hotel ou anote o endereço e o telefone, pergunte também na recepção qual o ponto de ônibus ou metrô mais próximo, pois caso se perca pela cidade poderá solicitar informações para retornar mais facilmente ao local de hospedagem.


Siga o Histórias para Viajar nas redes sociais:
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...