1 de junho de 2016

Visita à Praia do Cumbuco e um city tour por Fortaleza

Quando estava planejando minha viagem a Fortaleza ouvi maravilhas da Praia do Cumbuco, então é claro que eu não poderia deixar de visitá-la!!!!

Antes de chegar na praia fiz um city tour por toda Fortaleza, afinal a Praia do Cumbuco não fica tão distante da capital cearense.

O guia local passou no hotel e começamos o city tour pela Avenida Beira Mar indo da Praia de Meireles até a Praia do Futuro. 

No ônibus havia outras pessoas que também iriam para a Praia do Cumbuco logo após o city tour.

Passamos por vários lugares belíssimos da cidade. Na Avenida Beira Mar vimos vários barcos pesqueiros parados todos juntos. Uma imagem bonita e interessante!!!


Vimos também a primeira estátua de Iracema que foi feita muitos anos antes da atual e famosa estátua que está na Praia de Iracema. 

A estátua "antiga" de Iracema fica na Praia de Mucuripe em frente aos barcos pesqueiros. Junto com a estátua de Iracema também está a estátua de seu marido. Essa estátua é completamente diferente da estátua atual.

Estátua antiga de Iracema

Estátua nova de Iracema
Nosso ônibus seguiu em frente e passamos pelo novo Mercado do Peixe que foi inaugurado em março/2016.


A última praia que o ônibus passou foi pela Praia do Futuro. Essa praia que antigamente era chamada de Praia do Cocó ganhou o nome de Praia do Futuro devido a um antigo anúncio imobiliário que dizia que esse bairro, no futuro, seria um bairro muito moderno. Na época muitas pessoas compraram seus lotes. Segundo o guia local a água do mar da Praia do Futuro é a segunda água mais salgada do mundo, só perde para o Mar Morto que está localizado no Oriente Médio.


Logo que saímos da Praia do Futuro fomos para o centro de Fortaleza. A capital cearense é a quinta capital mais populosa do Brasil segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E dentro do ônibus tive a certeza que a cidade era imensa e com muitos prédios lindos!!!!



Passamos pelo Mercado Central que é o lugar que muitos turistas adoram ir, pois há várias lojas de roupas, lembrancinhas, produtos típicos...

No caminho chegamos à belíssima Catedral Metropolitana de Fortaleza, uma igreja católica que é comparada à Catedral de Notre-Dame de Paris.




Nosso último ponto turístico da cidade antes de irmos à Praia do Cumbuco foi a parada na antiga cadeia pública de Fortaleza.

Essa cadeia começou a ser construída em 1850 e abrigava na maioria homens. No ano de 1967 a cadeia começou a ser desativada e 6 anos depois foi fundado no local o Centro de Turismo de Fortaleza com 105 lojas de artesanato. Ficamos meia hora vendo as maravilhosas rendas e roupas de qualidade.



Bom, depois que saímos de lá fomos direto para a Praia do Cumbuco. Levamos mais ou menos 50 minutos para chegar.

Ficamos bem instalados em uma super barraca com piscina e um restaurante. Logo na chegada nosso guia nos informou que seria interessante fazermos a reserva do nosso almoço com antecedência, pois nessa hora o restaurante costuma ficar lotado. 

Depois que fizemos a reserva fomos para uma mesa perto do mar apreciar a beleza do lugar. Realmente a Praia do Cumbuco é um paraíso.

Estava com a minha família na mesa e depois de um tempo aquecendo no sol resolvi entrar no mar.

A praia é super limpa e a água cristalina. A única coisa que é preciso se atentar é que as ondas do mar são bem fortes. Já tinha lido a respeito, mas não imaginava o quanto era forte. Em um momento que estava na água uma onda veio com muita força e acabei caindo e raspando todo o meu ombro na areia. Ficou bem machucado, mas ainda tive sorte, pois na hora que caí pensei que tivesse torcido o braço. Por isso tenha muita atenção, principalmente com as crianças!!!!






Depois que saí do mar fiquei sentada um pouco na mesa com a minha família quando passou um moço vendendo uma deliciosa cocada com doce de leite. Assim como todos os cearenses, esse também era super simpático e ofereceu um pedaço da cocada para experimentarmos antes de comprarmos.

Nessa hora percebi que já era hora de almoçarmos, então fomos para o restaurante e falamos com o garçom que poderia trazer o nosso almoço. Reservamos um prato com o trio de lagosta, peixe e camarões. Acompanhava arroz. Estávamos em 4 pessoas e o prato serviu bem. Pedimos também uma porção de macaxeira (mandioca frita). Esse trio com arroz custou R$ 150. A porção de macaxeira custou R$ 14.




Assim que acabamos de almoçar e comer nossa cocada de sobremesa ficamos perto da área da piscina. Logo já chegaria a hora de retornarmos a Fortaleza, mas antes olhei aquele mar azul de ondas fortes e agradeci o maravilhoso dia!!!!





Ah, têm duas informações que é bom você saber também:

A primeira é que o sol do nordeste é muito forte e se você tem o cabelo bem curtinho é muito importante proteger a cabeça. Meu pai ficou com o couro cabeludo vermelho por conta do sol, então compramos um protetor solar em spray e o couro cabeludo ficou protegido. Você pode usar também um chapéu ou boné.

A segunda coisa é referente à Praia do Cumbuco. Há um passeio de bugue pelas dunas que muitos turistas adoram!!! Eu não fiz o passeio, mas algumas pessoas que estavam no ônibus comigo fizeram e gostaram muito!!!

Para complementar esse post veja os vídeos:





Confira também o post anterior: A linda Praia de Meireles em Fortaleza, Ceará.

Siga o Histórias para Viajar nas redes sociais:

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...